Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Publicada SC sobre a exclusão do ICMS do PIS e COFINS para contribuintes enquadrados no art. 5º, §4 da lei 9.718/98

Publicado por Gustavo Ferreira
há 5 anos

Foi publicada em 06/06/2019 a Solução de Consulta nº 177/2019, pela qual a Receita Federal do Brasil entendeu que a exclusão do ICMS da base de cálculo do o PIS/Pasep e Cofins (fixado no RE nº 574.706/PR), não alcançam as hipóteses em que a pessoa jurídica, optante pelo regime especial de que trata o § 4º do art. da Lei nº 9.718, de 1998, apura o valor devido dessa contribuição aplicando alíquotas específicas ou ad rem sobre volume (medido em metros cúbicos) por ela comercializado, qual é o caso das empresas que atuam no comércio de combustíveis.

Apesar do entendimento emitido pela Receita Federal do Brasil, destaca-se existir fundamentos que sustentam a necessidade de exclusão do ICMS quando da apuração da Contribuição ao PIS e da COFINS incidentes sobre o número de metros cúbicos de álcool vendido/revendido, vez que tal tributo estaria incluído nos valores e coeficientes estabelecidos pelo Decreto Federal nº 6.573/2008, com a redação e valores atuais do Decreto Federal nº 9.112/2017.

Neste sentido, resta interessante a busca ao judiciário, visando a discussão sobre a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS, também para as empresas optantes do regime especial de que trata o § 4º do art. da Lei nº 9.718/1998.

  • Sobre o autorAdvogado tributarista no Marcelo Tostes Advogados
  • Publicações16
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações48
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/publicada-sc-sobre-a-exclusao-do-icms-do-pis-e-cofins-para-contribuintes-enquadrados-no-art-5-4-da-lei-9718-98/740245913

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)